sábado

Quero um novo amigo


Para quem está decidido a conquistar mais um amigo aqui ficam umas dicas:

As fêmeas são normalmente mais carinhosas que os machos. Se o objectivo é ter um cão de companhia será mais indicado escolher uma fêmea. Os machos têm um carácter mais dominante.

A idade mais indicada para o ir buscar um cachorro será entre os dois e os três meses. Já está completamente desmamado e pronto a seguir o seu novo rumo e encontra-se numa fase óptima para começar a ser educado de acordo com o estilo de vida do dono.

Se não estiver muito interessado num cachorro procure primeiro nas instituições que recolhem animais abandonados. Encontrará certamente um bom amigo que lhe ficará grato para o resto da vida.

Se estiver dedidido(a) a adquirir um cão de raça então escolha um Leão da Rodésia :) Para além das características já referidas neste blog quero dizer que se adora fazer festas a cães então com esta raça ficará deliciado(a). Quem conhece poderá confirmar ou refutar o que vou dizer. Têm uma pelagem extremamente suave na zona da cabeça, pescoço e peito. Parece veludo. A restante pelagem é idêntica à dos outros cães de pêlo curto.

Teobromina

O chocolate contém uma substância chamada Teobromina. É usada como diurético, estimulante cardíaco, dilatador de vasos sanguíneos e também como relaxante muscular. Para animais como cães, gatos, porcos, roedores, cavalos, entre outros, esta substância é tóxica e pode provocar a morte uma vez que o seu organismo faz a eliminação desta muito lentamente.

O chocolate de cozinha e chocolate negro contêm cerca de 15/20mg por cada grama de chocolate. O chocolate de leite contém cerca de 1,5 mg por cada grama.

É extremamente perigoso deixar chocolate ao alcance do seu animal de estimação. A dose fatal para um cão será de cerca de 6 a 17 gramas de chocolate negro por cada kilo de peso do animal. Um leão da rodésia poderá sucumbir após a ingestão de apenas cerca de 200 gramas de chocolate negro. Em animais idosos com problemas cardíacos a dose fatal será muito inferior.

Em caso de ingestão deste alimento, em quantidade que possa colocar em risco a vida do seu animal, consulte de imediato o veterinário.

quinta-feira

Primeiros socorros para cães


Asfixia
Antes de socorrer o animal tome precauções para não ser mordido. Um animal ferido pode tornar-se perigoso, mesmo para o seu dono.

Se o animal ainda puder respirar parcialmente é melhor mantê-lo calmo e levá-lo ao veterinário o mais rápido possível. Verifique a garganta para ver se o objecto estranho está visível.

Se puder limpe as vias respiratórias removendo o objecto obstrutor com alicate ou pinça, com cuidado para não o empurrar pela garganta abaixo. Se ele estiver localizado muito profundamente ou se o animal entrar em colapso coloque as suas mãos em ambos os lados da caixa torácica e aplique uma pressão firme e rápida. Ou então coloque o animal de lado e pressione a caixa torácica com a palma da sua mão 3 a 4 vezes. Repita esse procedimento até que o objecto seja deslocado ou até que chegue ao veterinário. Pode ocorrer choque com ferimentos sérios ou medo. Mantenha o animal gentilmente preso, quieto e aquecido.

Convulsões
Afaste o animal de qualquer objecto que possa ser perigoso. Use um cobertor para acolchoar e proteger. Não se exponha aos riscos de segurar o animal quando está em convulsão. Cronometre o tempo da convulsão, que normalmente demora de 2 a 3 minutos. Depois mantenha o animal calmo e quieto.

Diarréia
Suspenda a alimentação por 12 a 24 horas excepto a água. Tentar tratamentos caseiros sem saber a causa real pode contribuir para que as coisas piorem.

Envenenamento
Lembre-se do que o animal ingeriu e a quantidade, imediatamente ligue para o veterinário ou centro de controle de envenenamento. Não induza vómito. Em caso de toxinas ou produtos químicos na pele (ex. óleos, tintas, inseticidas) solicite informações como retirar as toxinas da pele.

Ferida por mordedura
Aproxime-se do animal com cuidado para evitar ser mordido. Amordace o animal. Calce luvas quando possível. Verifique se a ferida está contaminada(ex. areia, terra) e se há pedaços soltos de pele. Se existir muitos pedaços de pele, então limpe a ferida com grande quantidade de solução salina (soro). Se não tiver soro deve usar água potável. Cubra a ferida aberta para mantê-la limpa Aplique pressão para feridas com muito sangramento. NÃO USE COTONETES. As feridas por mordidas são uma fonte de infecção excelente, por isso necessitam de cuidados veterinários.

Fracturas
Coloque um açaime no animal e procure hemorragias. Se puder, controle a hemorragia sem causar maiores ferimentos. Procure por sinais de choque. NÃO PUXE NEM DESLOQUE O MEMBRO FRACTURADO. Transporte o animal ao veterinário imediatamente, segurando a parte ferida da melhor forma que puder.

Paragem Respiratória
Controle para ver se o animal está em sufucado com a ingestão de algum objecto. Se o animal não estiver a respirar, coloque-o numa superfície com o lado esquerdo para cima. Verifique os batimentos cardíacos colocando o ouvido na área onde o cotovelo toca o tórax. Se notar batimentos mas não a respiração, feche a boca do animal e respire diretamente dentro do nariz dele e não da boca até que o tórax se expanda. Repita esse procedimento umas 12 a 15 vezes por minuto. Ao mesmo tempo, se não tiver pulso, aplique massagem cardíaca. O coração está localizado na metade inferior do tórax atrás do cotovelo da perna dianteira esquerda. Coloque uma mão abaixo do coração para sustentar o tórax. Coloque a outra mão acima do coração e comprima gentilmente. Gatos e animais pequenos recebem massagem cardíaca com pressão do tórax através do polegar e indicador de uma das mãos. Aplique a massagem cardíaca de 80 a 120 vezes por minuto em animais maiores e 100 a 150 para os menores. Alterne a massagem cardíaca com respiratória. IMPORTANTE: até nas mãos de um veterinário bem treinado o sucesso da ressuscitação geralmente é muito baixo. O sucesso aumenta um pouco nos casos de afogamento ou choque elétrico.

Queimaduras (química, eléctrica e por calor)
Hidrate a queimadura imediatamente com grande quantidade de água corrente fria. Aplique um saco de gêlo por 15 a 20 minutos. Não coloque o saco de gelo directamente sobre a pele. Embrulhe numa toalha ou cobertor leve. Os produtos químicos secos devem ser retirados suavemente do animal com uma escova. Esses produtos químicos podem ser activados pela água causando queimaduras.

Hemorragia
Pressione directa e firmemente a área com hemorragia até que a mesma pare. Mantenha pressionado por pelo menos 10 minutos (continuamente soltando a pressão para verificar se a ferida está a coagular). Evitar ligaduras que obstruam a circulação. Chame o veterinário imediatamente.

Sobreaquecimento
Coloque o animal numa banheira e dê-lhe um banho de água fria, ou encharque-o suavemente com uma mangueira de jardim ou envolva-o numa toalha molhada com água fria. Não o arrefeça damasiado. Pare de o arrefecer quando a temperatura retal atingir 38 graus.

Vómito
Suspenda a alimentação por12 a 24 horas. Dê-lhe um cubo de gelo duas horas após os vómitos pararem e, lentamente, aumente a quantidade de água e comida num período de 24 horas.

Texto elaborado por Patrícia C. de Checchi, médica veterinária.

terça-feira

Anjos Caninos

O texto infra foi extraído integralmente do blog do cão Kimba e Cª

Existem pessoas que não gostam de cães. Estas, com certeza, nunca tiveram em sua vida um amigo de quatro patas. Ou, se tiveram, nunca olharam dentro daqueles olhos para perceber quem estava ali. Um cão é um anjo que vem ao mundo ensinar amor. Quem mais pode dar amor incondicional, amizade sem pedir nada em troca, afeição sem esperar retorno, protecção sem ganhar nada, fidelidade vinte e quatro horas por dia?

Ah, não me venham com essa de que os pais fazem isso, porque os pais são humanos.E quando os agredimos eles ficam irritados e se afastam...

Um cão não se afasta mesmo quando você o agride. Ele retorna cabisbaixo pedindo desculpas por algo que talvez não tenha feito, lambendo suas mãos a suplicar perdão.
Alguns anjos não possuem asas; possuem quatro patas, um corpo peludo, nariz de bolinha, orelhas de atenção, olhar de aflição e carência. Apesar dessa aparência, são tão anjos quanto os outros, (aqueles com asas), e se dedicam aos seus humanos tanto quanto qualquer anjo costuma dedicar-se. Às vezes um humano veste a capa de anjo.

Sai pelas ruas a catar alguns anjos abandonados à própria sorte, cura-lhes as feridas, alimenta-os, abriga-os... Só para ter a sensação de haver ajudado um anjo!... Deus, quando nos fez humanos, sabia que precisaríamos de guardiões materiais que nos tirassem do corpo as aflições dos sentidos e nos permitissem sobreviver a cada dia... com quase nada... além do olhar e da lambida de um cão. Que bom seria se todos os humanos pudessem ver a humanidade perfeita de um cão!

quinta-feira

Canis lupus familiaris


O cão, de nome científico canis lupus familiaris, é talvez o mais antigo animal doméstico. Teorias postulam que surgiu da domesticação do lobo cinzento asiático há cerca de 100.000 anos.

Ao longo dos séculos, através da domesticação, o ser humano realizou uma selecção artificial dos cães pelas suas aptidões, características físicas ou tipos de comportamentos. O resultado foi uma grande variedade de mais de 400 raças caninas, que atualmente são classificadas em diferentes grupos ou categorias. Rafeiro é a denominação dada aos cães sem raça definida, SRD, ou descendentes de diferentes raças.

O cão é um animal social que na maioria das vezes aceita o seu dono como o “chefe da matilha” e possui várias características que o tornam de grande utilidade para o ser humano como cão de caça, farejador, pastoreador de rebanhos, cão de guarda, resgatar afogados ou soterrados, guiar gegos, puxar trenós e como companhia. Estes são os motivos da famosa frase: "O cão é o melhor amigo do homem". Não se tem conhecimento de uma amizade tão forte e duradoura entre espécies distintas quanto a do homem-cão.