quarta-feira

Curiosidades

Sabia que o Leão da Rodésia existe graças à dedicação de Francis Richard Barnes e o padrão da raça ficou defenido em 1922?


Sabia que Paulo Pires, famoso actor português, é possuidor de Leões da Rodésia e até faz criação em pequena escala?


domingo

Estudo de ADN nos cães







Efectuados estudos acerca do ADN nos cães e verificou-se que a diferença genética entre raças de cães é muito maior que entre populações humanas de diferentes continentes.

Com o auxílio do clube Kennel americano foi analisado o ADN de 414 cães.

Os estudos acerca das doenças nos cães podem ser usados para compreender a doença humana, e vice versa, porque os genes são similares nos dois genomas.

As dez doenças superiores nos puro-sangue incluem diversos que são interesses principais da saúde aos seres humanos, incluindo o cancro, o epilepsia, a doença renal, os cataratas e doenças do coração.

sexta-feira

As comidas que podem prejudicar ou até matar o seu animal:


Os cães e gatos não são humanos (que novidade) mas no que toca a comida parece que nos esquecemos disso. Alguns alimentos são bastante prejudiciais:


Chocolate, café, chá e outros produtos com cafeína: Podem ser tóxicos e afectar o coração e o sistema nervoso. O chocolate, contém teobromina, substância muito tóxica para o cão. Poucos gramas de chocolate poderão matar o seu cão. O chocolate usado para cozinhar tem quantidades ainda mais elevadas desta substância.

Leite e afins: Alguns cães e gatos adultos não dispõem de quantidades suficientes de lactase que neutraliza a enzima da lactose. A ingestão destes alimentos pode provocar diarreia.

Tomate: Afecta os aparelhos digestivo, urinário e o sistema nervoso.

Peixe crú: Provoca a perda de vitamina B e resulta em perda de apetite, peso e em casos graves a morte.

Ovos crús: Tal como o peixe crú também provoca perda de vitamina B, queda de pêlo e problemas de pele.

Sal: em grandes quantidades pode provocar desequilíbrio.

Açúcar e alimentos doces: Obesidade, problemas dentários e diabetes.

Cebolas e alho (crús, cozinhados ou em pó): Provocam a destruição dos glóbulos vermelhos e conduzem a anemia. Os gatos são mais sensíveis a estes alimentos. O alho é menos prejudicial que a cebola.

Grandes quantidades de fígado: Podem causar toxicidade por excesso de vitamina A. Afecta os músculos e os ossos.

Por último:

Ossos e espinhas: Podem provocar obstrução e laceração do aparelho digestivo.