terça-feira

A escolha de um animal de companhia

Quando decidimos adquirir um cão, ou qualquer outro animal de estimação devemos ponderar muito bem determinados aspectos.

Na minha opinião o factor mais importante será, em primeiro lugar, escolher o animal em função do tempo que se tem dísponível para lhe prestar atenção.

Tal como as pessoas precisam de afecto e carinho, também os animais precisam de tempo e dedicação dos seus donos. Um animal de grande porte poderá adaptar-se a um apartamento desde que os seus donos disponham de tempo e paciência para lhe proporcionar condições para que se mantenha feliz e de boa saúde.

Os cuidados básicos que todos os animais de companhia precisam, especialmente os cães são:

- Uma boa alimentação, que não deve ser igual à dos humanos, essencialmente no que respeita a condimentos, pelo que restos não são seguramente uma boa opção alimentar.

- Boas condições de higiene, quer em casa, quer na rua. Nunca se esqueça de limpar os presentes dos seus companheiros. Não é vergonha nenhuma andar com sacos plásticos e alguns lenços de papel ou guardanapos para limpar os dejectos do seu animal. Vergonha é deixar lá ficar a sujidade e poluir os espaços públicos. Quanto a higiene nos espaços públicos, verifico demasiadas vezes que não são só os animais que os sujam. Comparativamente, os humanos fazem muito mais lixo que os animais, e o que é pior, lixo não biodegradável.

- Muito importante também é proporcionar exercício físico adequado ao tamanho e temperamento do seu cão.

- Não se deve descurar a vacinação e desparasitação do animal, especialmente quando este contacta com crianças e, principalmente, para que o seu companheiro viva por bons e longos anos.

De forma muito geral, estes são os principais factores a considerar para que o relacionamento entre os animais e os seus donos seja compensador para ambos.

Por último convém referir que os gastos com o seu animal de companhia poderão ser elevados, especialmente quando são muito jovens, pois a vacinação é mais frequente, e quando se aproximam do seu final de vida pois estão mais sujeitos ao aparecimento de doenças. As raças maiores implicam maiores custos.

Também, quando não é possível fazer-se acompanhar pelo seu animal nas férias, deverá ponderar os custos com os hoteis para animais e deve escolher com antecedência o local onde o irá deixar por uns dias visitando-o previamente para se certificar que será adequado para o seu companheiro.

Características da raça

ORIGEM: Africa do Sul

ASPECTO: Cão forte, musculado, activo, elegante e veloz. A sua característica mais peculiar e que o distingue logo de qualquer outra raça é uma crista no dorso, mesmo por cima da coluna vertebral, de pêlos que crescem no sentido contrário da restante pelagem. A cor da pelagem varia entre o castanho dourado e o castanho avermelhado. Certos exemplares poderão apresentar manchas brancas no peito e nas patas. O focinho poderá ser mais escuro na zona circundante do nariz. A cor dos olhos é muito harmoniosa com a cor da pelagem. Têm um olhar vivo, inteligente e meigo.

Considerado um animal inteligente, bom cão de guarda e reservado com estranhos.



Obs.: Estas fotos não são da Didocas.

quinta-feira

Concurso

Infelizmente o concurso de fotos não teve o êxito que esperava. Não foram enviadas fotos suficientes para que se pudesse fazer uma votação.

Obrigado aos participantes e parabéns pelos belos exemplares.



Clique nas fotos para aumentar














Foto 1 : Cuca, com quase 2 meses


















Foto 2 : Cuca, com 6 meses



































Kimba, com pouco mais de um ano

segunda-feira

Fotos da Diana e outros leões da rodésia


Diana:





















Diversos:


Mais um novo membro











Olá a todos!

Sou o Sensei e sou um dos mais recentes membros da família Rhodesian Ridgeback.

O meu dono enviou fotos para serem publicadas no blog.

Modéstia à parte, sou mesmo fofinho, não sou?

domingo

Vida de cão

Há cães com muita sorte :)))




quarta-feira

Cão do mês - Rough Collie

Quem nunca ouviu falar ou viu um cão desta raça? Mundialmente reconhecida devido aos filmes de Lassie, o cão mais famoso do mundo. Foram diversos os filmes em que foi personagem principal.

Lassie foi criado por Eric Knight em 1938.

Todos os “Lassie” eram machos. Trata-se de um exemplar de raça Rough Collie ou Collie de Pêlo Longo originário das terras altas do norte da Inglaterra, onde um tipo similar de cães era usado no pastoreio de ovelhas e outro tipo de gado caprino e bovino.

Actualmente Lassie tem clube de fãs e página na net. Nos EUA existem digressões para levar este famoso cão junto dos seus fãs. Se estiver em Houston nos próximos dias 25, 26 e 27 poderá cruzar-se com ele e pedir-lhe um "pegadografo"

Apesar das muitas teorias sobre as origens do Collie, o que é certo é que o ROUGH COLLIE descende dos cães de pastoreio escoceses. Existem referências com indicação de que até 1871 os Collies eram fundamentalmente de côr preta e fogo, preta e branco ou tricolor. Não existem arquivos oficiais sobre o Collie até 1895. Os primeiros "standards" foram elaborados em 1880 e revistos em 1895 e 1910.

O Collie é uma criatura dotada de extraordinária inteligência e que não mostra qualquer sinal de nervosismo ou agressividade. Como aconteceu com outras raças de cães, parte da popularidade do Rough Collie deve-se à Rainha Vitória que se encantou com esta raça de cães a quando das suas visitas às terras de Balmoral (por volta de 1860) tendo levado para o castelo de Windsor alguns exemplares, o que motivou que o Rough Collie rapidamente se tornasse num cotizado cão de companhia, tendo perdido quase na totalidade as suas características de cão de pastoreio.

É um animal carinhoso, amigo das crianças, algo desconfiado com os estranhos mas sempre fiel e alerta ao lado dos seus donos. É um animal que se adapta bem ao lar, não apresentando qualquer tipo de nervosismo para habitar dentro dele, já que apenas necessita de umas 3 a 4 horas diárias para descontrair em espaço aberto. Esta é pois uma boa opção para um cão ocioso com um temperamento "criativo".


Cão do mês - Labrador


A partir de agora vou dedicar, todos os meses, um artigo especial relacionado com uma raça diferente do Leão da Rodésia.

Começo pelo Labrador em homenagem à simpatica Isabel de Macau e ao seu Bailey.

O Labrador é um cão porte médio excelente como animal de família e muito usado como guia para cegos. É dócil, inteligente, tem bom faro, fácil de treinar, de temperamento alegre, adora agradar e é muito dedicado ao dono. É uma das raças mais populares e versáteis. As cores desta raça são três: o preto, o amarelo e o chocolate. O padrão permite uma pequena mancha branca no peito

COMO CÃO DE TRABALHO DESTACA-SE EM::

Caça
Obediência
Agility
Farejador de drogas.
Guia de deficientes visuais, auditivos e/ou físicos
Auxiliar em Terapia: animais e seus donos visitam doentes e deficientes em hospitais,clínicas, hospícios e presídios.
Resgate e procura de soterrados


PROBLEMAS COMUNS NA RAÇA:

Displasia Coxo-femural
Osteocondrose
Catarata
Atrofia Progressiva de Retina
Entrópio

Cão do mês - Weimaraner

Trata-se de um cão que se distingue dos outros essencialmente pela côr da pelagem: Cinzenta. Originário da Alemanha. Podemos encontrar weimaraners com pêlo curto e longo.
























Esta última variedade é mais rara e foi admitida no padrão da raça em 1952 após alguma relutância pois era considerada como um desvio. Ainda hoje parece que o American Kennel Club não reconhece esta variedade.

Cão de caça versátil, fácil de ser treinado, enérgico e apaixonado na busca da caça, ainda que não excessivamente temperamental. Olfacto apurado. Preparado para a captura de caça ou animais selvagens; é um bom cão de guarda, sem ser agressivo. Confiável no cobro e no trabalho na água. Especial inclinação para o trabalho após o tiro.

Criador português

Cão do mês - Yorkshire Terrier
















Originário da Grã Bretanha, a raça foi criada inicialmente para caçar ratos no ambiente de trabalho dos seus donos. Treinado para tal função, passou a destacar-se em campeonatos de caça aos ratos, até ao momento em que ganhou espaço com a sua beleza e se tornou uma das maiores estrelas das exposições oficiais de cães.

O Yorkshire Terrier foi reconhecido como raça pelo American Kennel Club somente em 1885 e em 1898, no Kennel Club da Inglaterra, tornando-se popular nesses países após 1900.

Esta raça é muito popular em Espanha, EUA e Brasil.

O yorkshire é um cão de companhia por excelência. Portanto, gosta de estar perto de pessoas da família. Não se pode ter um exemplar da raça para o deixar a maior parte do tempo sozinho no quintal ou em casa. Se o fizer, será um cão muito infeliz e poderá até desenvolver desvios comportamentais.

Ao conviver com outros cães, o Yorkshire Terrier utilizará todo o seu espírito dominante para se impor no território, sem levar em conta a raça ou o tamanho do animal com quem disputará, seja ele um Rottweiller ou um Chihuahua, a disputa será a mesma.

Existem alguns exemplares que são muito ciumentos, podendo adoecer se o dono tiver que dividir sua atenção com outro animal.

São cães carinhosos, meigos, inteligentes, dóceis, obedientes, não são hiperativos e o melhor, não tem mania de destruição, mas estão sempre à procura de novidades.

Com todas essas qualidades, o Yorkshire Terrier tornou-se o companheiro para todo momento. Esta raça costuma escolher um dos donos como sendo seu dominante, ou seja, a pessoa a quem ele deve toda obediência, mas isso não quer dizer que a escolha de um dos donos seja uma regra, alguns exemplares conseguem dar atenção igual a todos os membros da família.

Esta raça não é recomendada para crianças muito novas (1 a 6 anos).