terça-feira

Por que é que os cães abanam o rabo?

Fonte: Associaçao dos Amigos dos Animais do Porto

É muito comum ouvir dizer que se um cão está abanar o rabo é porque ele está feliz e afectuoso. Bem, isso nem sempre é verdade.


Os cães abanam o rabo porque estão em conflito. Eles querem ficar e sair de perto ao mesmo tempo. Eles estão felizes e nervosos ou apreensivos. Estão curiosos e com medo.

Para podermos entender como isso ocorre, vamos ver alguns exemplos observados no encontro de cães com cães e de cães com humanos.

Quando os filhotes estão a mamar na mãe e começam a abanar o rabo como loucos, o conflito de sentimentos reside no facto de que eles querem (e precisam) ficar juntos à teta da mãe e ao mesmo tempo estão muito próximos dos irmãos, que sendo "competidores" no acesso ao alimento lhes causam medo. Fome x Medo = Rabo a Abanar

Quando um cão avista outro cão e fica excitado, ele começa a abanar o rabo. O conflito está na curiosidade em investigar o outro e a apreensão por uma possível agressividade. Reparem que quando um cão é mais submisso, o seu abanar de rabo será feito com movimentos largos e o rabo em si não estará totalmente em pé. Quanto maior o medo do cão, mais baixo ele manterá seu rabo. Pelo contrário, cães agressivos e dominantes abanam o rabo em movimentos curtos e rápidos, quase parados e totalmente erectos.

Quando um cão abana o rabo pela chegada do seu dono ao lar, ele demonstra novamente um conflito entre a alegria e excitação em rever o dono e uma pontinha de apreensão já que eles nos vêm como os líderes do grupo, do qual a sobrevivência deles depende.

Outro aspecto no facto dos cães abanarem o rabo é a mensagem olfactiva que eles estão a enviar. Os cães possuem glândulas anais que são capazes de emanar odores muitas vezes imperceptíveis aos nossos narizes, mas sem dúvida nenhuma, bastante significante para os cães e seus mecanismos de comunicação. Um abanar de rabo na posição erecta irá aumentar de forma dramática a libertação destes odores, exactamente como fazem os cães que são confiantes.

Sem comentários: